Como Usar o Aparelho de Polissonografia ApneaLink Air em Casa
Seu médico solicitou um exame de polissonografia simplificada para ser realizado em casa com o dispositivo ResMed ApneaLink Air? Este guia da Clínica Respiratória BH irá ajudá-lo a entender como usar o aparelho corretamente para avaliar possíveis distúrbios respiratórios do sono.
Introdução ao ApneaLink Air
O ApneaLink Air é um dispositivo médico que coleta informações sobre sua respiração durante a noite. Ele registra dados como fluxo de ar nasal, ronco, saturação de oxigênio no sangue, pulsação e esforço respiratório. Essas informações ajudam seu médico a diagnosticar distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono. Lembre-se de ler todas as instruções fornecidas pelo seu médico ou pela nossa clínica antes de iniciar.
O que Vem na Bolsa?
Seu kit ApneaLink Air geralmente inclui:
1. Dispositivo ApneaLink Air
2. Sensor de esforço (opcional, verificar se foi fornecido)
3. Correia (Cinto)
4. Presilha para correia do oxímetro (opcional, verificar se foi fornecido)
5. Oxímetro (sensor de dedo - pode ser reutilizável ou descartável)
6. Sensor de oxímetro (descartável ou reutilizável, verificar qual foi fornecido)
7. Cânula nasal (descartável)
8. Bolsa para transporte
Confira se recebeu todos os componentes necessários conforme orientação do seu médico e da clínica.
Vídeo Tutorial (Demonstração Visual)
Assista ao vídeo abaixo para uma demonstração visual de como montar e usar o ApneaLink Air. (O vídeo está em inglês, mas as imagens são bastante ilustrativas e complementam este guia).
Passo a Passo para Usar o ApneaLink Air
1. Preparação Inicial
Instale as Baterias: Abra o compartimento na parte de trás do dispositivo e insira duas pilhas AAA novas (geralmente fornecidas pela clínica, mas confirme).
Coloque o Dispositivo na Correia: Passe a correia pelas fendas na parte traseira do dispositivo. Se estiver usando o sensor de esforço, passe a correia por ele também e posicione o dispositivo próximo ao sensor. Prenda a aba da correia com o velcro.
2. Conectando os Acessórios
Importante: Não sopre na cânula nasal ou nos conectores do sensor de esforço.
Cânula Nasal: Remova a tampa protetora do conector no dispositivo (geralmente o conector da esquerda, verifique a marcação). Insira a ponta do conector da cânula e gire no sentido horário até ficar firme. Guarde a tampa para devolver junto com o aparelho.
Sensor de Esforço (se usar): Conecte da mesma forma que a cânula, no conector apropriado (geralmente o da direita).
Oxímetro (se usar): Conecte o sensor de dedo ao cabo do oxímetro. Prenda a presilha do oxímetro à correia (cinto). Encaixe o plugue do oxímetro no conector correspondente no dispositivo ApneaLink Air (geralmente o superior).
3. Colocando o Aparelho no Corpo
Dica: Para evitar irritação, use a correia e o dispositivo sobre uma camisa de manga comprida ou pijama de algodão.
Correia (Cinto): Passe a correia em volta do tórax, na altura do peito. Posicione o dispositivo ApneaLink Air no centro do seu peito. A correia deve estar firme (sem apertar demais) e confortável.
Cânula Nasal: Insira as duas pontas pequenas suavemente nas narinas (o lado curvado deve apontar para a parte de trás do nariz/garganta). Passe os tubos plásticos por cima e atrás das orelhas. Ajuste a peça deslizante sob o queixo puxando-a para cima até que a cânula fique firme, mas confortável. Se a cânula tender a sair do nariz, você pode usar pequenos pedaços de fita adesiva hipoalergênica (tipo micropore) nas bochechas para fixar os tubos.
Sensor de Dedo (Oxímetro):
Atenção: A presilha do oxímetro na correia deve estar do mesmo lado do corpo que o sensor de dedo para evitar que os fios se cruzem e causem risco de estrangulamento.
Sensor Descartável: Remova o papel protetor do adesivo. Coloque no dedo anelar (4º dedo) da mão não dominante (a que você menos usa), alinhando a imagem da unha no sensor com a sua unha. Dobre as abas laterais adesivas e depois a aba superior, envolvendo o dedo firmemente, mas sem apertar a circulação.
Sensor Reutilizável: Deslize o clipe sobre o dedo indicador da mão não dominante, como mostra a figura no manual.
Se sentir desconforto, pode tentar mudar para outro dedo (exceto o polegar) ou para a outra mão, mantendo o cabo do mesmo lado da presilha.
4. Iniciando o Teste
Com tudo conectado e posicionado, pressione o botão de energia (com símbolo ⏻) no centro do dispositivo por cerca de 3 segundos, até a luz verde central acender.
Verifique as pequenas luzes indicadoras ao lado dos conectores dos acessórios que você está usando:
Luz Verde Sólida: Ótimo! O acessório está conectado e funcionando corretamente.
Luz Vermelha Piscando: Atenção! O acessório não está conectado corretamente ou não está bem posicionado (ex: sensor de dedo mal encaixado). Verifique a conexão do cabo no aparelho e o posicionamento do sensor no dedo/nariz. A luz deve ficar verde após corrigir.
Após alguns segundos, se todas as luzes dos acessórios estiverem verdes, o aparelho está pronto. As luzes indicadoras ficarão mais fracas (dimmer) após 10 minutos para não atrapalhar seu sono.
Agora, deite-se e tente dormir normalmente.
Se precisar levantar durante a noite (ex: ir ao banheiro), deixe o dispositivo ligado na correia. Você pode remover o sensor de dedo temporariamente, mas lembre-se de recolocá-lo corretamente antes de voltar a dormir.
5. Interrompendo o Teste (Ao Acordar)
Ao acordar pela manhã e decidir encerrar o exame, pressione e segure o botão de energia por 3 segundos.
Observe a luz indicadora "Test complete" (geralmente acima do botão):
Luz Verde Sólida (com símbolo ✓): Teste concluído com sucesso! O aparelho coletou dados suficientes.
Luz Vermelha Sólida (com símbolo X): O teste não foi concluído com sucesso (pode ter havido desconexão prolongada, bateria acabou, ou tempo de registro insuficiente). Neste caso, entre em contato com a Clínica Respiratória BH para orientações. Pode ser necessário repetir o teste.
Após verificar a luz de status, pressione o botão de energia novamente por 3 segundos para desligar completamente o dispositivo (todas as luzes se apagarão).
6. Desmontagem e Devolução
Com cuidado, remova a correia e todos os acessórios do seu corpo.
Desconecte todos os cabos do dispositivo ApneaLink Air (gire no sentido anti-horário para soltar os conectores da cânula e sensor de esforço).
Recoloque as tampas protetoras nos conectores do aparelho, se as guardou.
Retire o dispositivo ApneaLink Air da correia.
Descarte a cânula nasal e o sensor de dedo descartável (se foi este o fornecido). Eles são de uso único.
Coloque o dispositivo ApneaLink Air, a correia, o sensor de esforço (se usou), o oxímetro reutilizável (se foi este o fornecido) e a bolsa de volta na embalagem original ou conforme orientado pela clínica.
Devolva todo o material para a Clínica Respiratória BH na data e horário combinados. Não tente limpar o dispositivo.
Avisos Importantes da Clínica
Este aparelho é para diagnóstico e não oferece tratamento.
Não utilize o ApneaLink Air próximo a um aparelho de ressonância magnética (MRI).
Não use em ambientes com risco de explosão ou perto de gases inflamáveis/anestésicos.
Informe a clínica imediatamente se alguma peça estiver rasgada, quebrada ou danificada antes de usar.
Se sentir irritação significativa na pele devido à cânula, fita ou sensor, interrompa o uso e contate-nos.
Tenha cuidado para que os cabos e tubos não se enrolem e apresentem risco de estrangulamento durante o sono. Posicione-os de forma segura.
O aparelho não é à prova d'água. Não tome banho com ele.
Problemas Comuns e Soluções Rápidas
Aparelho não liga (luz não acende): Verifique se as pilhas AAA estão novas e inseridas corretamente. Se persistir, contate a clínica.
Luz de acessório vermelha piscando: Verifique se o conector do acessório está bem rosqueado/encaixado no aparelho. Verifique se o sensor está bem posicionado (cânula no nariz, sensor no dedo). Reconecte se necessário.
Luz "Test complete" vermelha (X) ao desligar: Indica que o exame não foi válido. Contate a Clínica Respiratória BH para reagendar ou receber instruções.
Luz "Test complete" apagada ao desligar: Provavelmente as pilhas acabaram durante a noite. Contate a clínica.
Em caso de dúvidas ou problemas não listados, entre em contato com a Clínica Respiratória BH pelo telefone (31) 3564-1004 ou WhatsApp (31) 98306-7516.
Conclusão
Realizar a polissonografia simplificada em casa com o ApneaLink Air é um passo importante para diagnosticar possíveis distúrbios do sono. Siga este guia e as orientações da nossa equipe para garantir um exame bem-sucedido. Após a devolução, nossas médicas especialistas analisarão os dados e discutirão os resultados e próximos passos com você em consulta.
Lembre-se: Este guia complementa as instruções verbais e escritas fornecidas pela Clínica Respiratória BH. Em caso de dúvida, sempre nos consulte.
Comentários
Os comentários estão desativados para esta postagem.